Trabalha para a PAZ fazendo seminários, formando pacifistas e promovendo eventos. Convidamos todos a participar deste movimento

Assine e receba todas novidades

© 2019 por Paz Sem Fronteiras 

CAPOEIRA DA PAZ

A Capoeira da Paz é um movimento que mistura arte, jogo, dança e brincadeiras. Seu objetivo é despertar nas pessoas a alegria, amor, o respeito mútuo e a paz, promovendo a liberdade, a cooperação e a harmonia na roda. Seguindo preceitos da capoeira de mestre Bimba, a prática visa estabelecer a consciência da interconexão entre cada indivíduo, assim como a relação desse com o todo.

Arte marcial de origem brasileira, a capoeira nasceu do encontro da cultura indígena com a afrodescendente, ultrapassando as fronteiras sociais do século XVI. Consolidou-se como uma forma de resistência daqueles que tinham seus direitos oprimidos pela política vigente da época, e, aos poucos, foi conquistando na sociedade o seu lugar de arte, educação, esporte e filosofia de vida. Em 2014, a UNESCO declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

No jogo, busca-se transformar o movimento de ataque em uma deslocação inteligente e pacífica, equilibrando a dualidade "bem e mal" na alegria e no amor, unificando as forças e cultivando a harmonia. De forma lúdica e poética, a Capoeira da Paz estabelece os princípios do respeito, da graça e da saúde entre os irmãos de jogo, ensinando a arte de pensar e agir coerentemente. Para participar, basta ter vontade: a prática é inclusiva e abarca todas as idades, cores e gêneros.